..

01/09 - Beijing

Entramos em um novo mês, setembro. Faltam cinco dias para a abertura das paraolimpíadas e oito para meu primeiro dia de competição, dia 9. Nadarei os 100 metros livre nessa data. Quero muito pegar a final nessa prova, que não é a minha principal, mas que tenho evoluído muito nos últimos anos.

O treino foi bem cedo, saímos as seis e meia da manhã da vila, acordei atrasado, dormi mais do que devia. Não deu tempo nem de tomar o café da manhã sentado. Passei no refeitório, peguei um iogurte, fiz um sanduíche e parti para o treino. Meu técnico Murilo Barreto que também é técnico da seleção, estava lá na borda, mais um dia, como sempre em sua dedicação diária e árdua em tentar me tornar o mais apto possível para a conquista de uma melhor performance.

Treino com ele faz dez anos, desde a época em que sofri meu acidente. Ele é mais que um técnico, já é uma pessoa da família, um irmão mais velho. O treino não foi no cubo, foi na piscina que aconteceu o pólo aquático nas olimpíadas. Fiz uma série forte de borboleta, que tenho treinado muito visando o revezamento 4 x 100 metros medley, entre outras coisas, como tiros de perna.

Voltamos à vila onde fui me divertir um pouco no salão de jogos e de vídeo games, quanta variedade, parecia uma criança. Em seguida tivemos uma reunião entre a comissão técnica de natação e os atletas anunciando uma bomba: Clodoaldo estava com a intenção de se desligar da seleção brasileira, pois ele está se recusando a passar por uma nova reclassificação.

Em 2006, no mundial de Durban, onde fomos medalha de bronze com ele no revezamento 4 x 100m livre, solicitaram-no, no meio da competição, de surpresa, em uma atitude duvidosa, para reclassificarem, após sete anos competindo na categoria S 4. Resultado: ele subiu para S 5. Clodo entrou com recurso e seus advogados conseguiram através da justiça, reverter esse resultado, voltando novamente a sua antiga classe S4.

Em junho desse ano solicitaram nova reclassificação dele, e agora em Pequim, mas precisamente amanhã, ele se recusa a se apresentar para esse procedimento. A decisão dele ainda não está confirmada, mas sinto que é certa. Isso acontecendo, perco a chance de participar do revezamento 4 x 100m livre na formação oficial, podendo nadar somente na eliminatória como reserva, ganhando medalha também, caso esse revezamento fique entre os três na final.

No reveza 4 x 100m medley continuo na formação oficial. Almocei um cardápio bem variado, com cozinhas do mundo todo para escolher, faço sempre um belo prato de salada e depois opto pela cozinha internacional. Procuro não mudar do normal que como por aí. Só não encontrei uma baiana fazendo acarajé ainda, que pena.

A tarde fui treinar no cubo, na piscina de soltura, a imprensa do Brasil estava toda lá, querendo saber de Clodoaldo, que ficou na vila, fiz uma série de fundo e voltamos, onde fui tirar um cochilo até a hora do jantar. Depois disso fui até a zona internacional, que é uma área onde existe vários serviços, como lojas que vendem, flores, artigos de supermercado, suveners da olimpíadas, artesanatos culturais, além de museu das paraolimpiadas, salão de cortar cabelo entre muitas outras coisas. Dei uma olhada pela primeira vez desde que cheguei e fui me reunir na praça das bandeiras, que tem um teatro de arena com o restante da delegação, que agora está completa, pois somente a natação e atletismo foram a Macau fazer aclimatação, os outros esportes chegaram na vila entre ontem e hoje. Lá ocorreu a cerimônia de boas vindas da chefia de missão brasileira que nos solicitou união e falou da importância em que temos em representar o Brasil.

Por aqui eu fico, pois já ta na hora de dormir.

Nenhum comentário: