..
Diário do Canal - 17/09/2010

Sem palavras, estou irradiando felicidade, conquistei o Canal da Mancha em duras 10 horas 6 minutos e 40 segundos, que presente, o melhor de todos os tempos. O dia nasceu feliz, acordei quinze para as cinco, tomei meu café da manhã com sucrilhos, um pão de forma com queijo e suco de laranja. Pegamos um taxi até o porto de Dover, cidade vizinha da onde estamos e partimos para praia de Shakespeare, onde aconteceu a largada. Antes de cair na água, passei o Channel Greese ( lanolina misturada com vaselina) e fui com muita fé. Presenciei um nascer do dia lindo, no barco, Murilo (técnico), Igor (Guia), Felipe (documentarista), Andy (piloto do barco) e o fiscal do desafio que anotava tudo que se passava. Me hidratei com carboidratos líquido e gel, além de frutas de 30 em 30 minutos até a 6 hora de prova, mudando de 20 em 20 minutos nas horas restantes. O frio foi marcante em todo o desafio, porém a 5ª e 6º horas foram os momentos mais difíceis, onde as águas geladas me castigaram junto com dores musculares. Fiz a travessia por fases, o objetivo sempre foi chegar bem até a próxima hidratação e assim sucessivamente, chegando até a França. A chegada foi emocionante, o corpo já estava no automático, a cabeça movia tudo, corpo e alma. Parecia não acreditar ao ver a França a poucos metros. Subi numa pedra que ficava a beira de um penhasco deserto, precisava tirar o corpo todo da água, as pernas bambeavam me jogando de um lado ao outro,parecia um bezerro nascendo, levei um minutou até conseguir ficar de pé. Gritei muito, parecia um homem das cavernas ao descobrir fogo. Momentos que não tem como descrever, voltei ao barco, tremia mais que uma britadeira, comemoramos todos da equipe, dever cumprido. Voltamos de barco até  o porto de Dover, o telefone não parava de tocar, amigos, repórteres e família querendo notícias,pegamos um taxi até o hotel, tomei um banho de uma hora pois custou tirar todo channel greese, e agora estou aqui, escrevendo especialmente para você. Muito obrigado pela corrente positiva, nos vemos por aqui. Em breve postarei vídeo "Diário do Canal Extra" mostrando partes desse desafio.

Marcelo Collet
Chegada na França
Após travessia, me recuperando no barco
Andy, fiscal, Murilo, Igor, Collet e Felipe. Equipe do Canal
Diário do Canal - 16/09/2010

Chegou a hora, estou muito feliz, vou para o Canal fazer o que mais gosto, o prazer que estou vivendo nessas últimas horas é indescritivel, um friozinho na barriga, a ansiedade aumenta a cada momento, tudo preparado para encarar mais um desafio. Amanhã faço 30 anos e não tinha presente melhor, no jantar, a poucos instantes a equipe cantou parabéns adiantado, muito bom, todos aqui num bem comum. Agradeço a todos que vem me acompanhando, rezando e botando fé. Aos patrocinadores, Instituto Superar, Unimed Rio, Governo da Bahia, Embasa e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro que acreditaram nesse projeto. Vou de corpo e alma e com a certeza de que farei meu melhor. Obrigado, mãe, pai, irmão,Tati, Iara, minha querida filha, Murilo meu técnico, vocês fazem parte desse sonho e se não fossem por vocês eu com certeza não seria essa pessoa que sou. Já valeu!

Marcelo Collet
Bolo de aniversário comemorando meus 30 anos que faço amanhã
Diário do Canal Extra - 16/09/2010 URGENTE

Estou muito feliz, acabo de receber a notícia do piloto do barco: O canal me chama amanhã as 6 horas da manhã! Que presente de aniversário, estou irradiante! Depois volto com mais informações. Obrigado a reza de todos!

Marcelo Collet
Treino realizado na tarde de hoje.
Foto: Joana Rizério
Diário do Canal - 15/09/2010

Me sinto muito pequeno diante de tudo isso, a natureza revela suas forças e nos coloca em cheque, tenho pensado em tudo que passei e ainda vou passar diante desse desafio e mesmo assim tenho a certeza de que estou fazendo a coisa certa, estou feliz, vivendo momentos que com certeza ficarão marcados pelo resto da minha vida. Para mim, o esporte representa muito mais do que vencer um adversário, significa desafiar minhas próprias limitações, me conhecer melhor, e isso me faz um bem inimaginável. Talvez quando descobrir meu limite, tudo perderá graça. Enquanto isso não acontece, sigo meus treinos por aqui. Hoje, nadei 40 minutos pela manhã e mais 40 minutos a tarde, em ambos os treinos o céu estava com sol, mas o vento não da trégua, continua forte. Igor (guia) ligou para o piloto do barco, Andy, que falou na possibilidade de eu nadar na noite de sexta para sábado, pois nesse período abre uma janela em que os ventos baixam de intensidade. Essa previsão só será confirmada na sexta, horas antes da largada, pois aqui, o tempo muda muito rapidamente. Rezo todos os dias por uma chance de nadar, seja dia ou noite, com luz ou não, o importante é estar no Canal em busca de meu objetivo. Hoje mais do que uma simples foto, vocês vão poder conferir o primeiro vídeo do treinos que venho realizando por aqui, não percam "Diário do Canal Extra".

Diário do Canal EXTRA - Treino Folkestone

Diário do Canal - 14/09/20


Estou sentindo muitas sensações nesses últimos dias, a ansiedade de cair logo nas águas do Canal me tomam, e as emoções ficam a flor da pele, não adianta antever o que não aconteceu, vou viver o presente, dia após dia e estar preparado para o chamado. Hoje pela manhã, como rotina de todos os dias, tomamos o café da manhã em equipe, nos arrumamos e fomos para o treino. Nadei junto com Tiago Sato por 2 horas, num dia nublado e com muito vento. Na praia, a equipe do documentário registra tudo, e breve, estarei postando vídeos, mostrando um pouco desses dias que tenho vivido por aqui. A tarde, fomos conhecer uma cidade que fica a quinze minutos de trêm de  Folkestone, chamada Ashford que acabou por mudar um pouco a rotina que venho seguindo nos últimos nove dias. Meu objetivo agora, é me concentrar e estar focado no desafio que segundo a metereologia pode ser de sexta em diante. Igor me informou que minha travessia pode ser a qualquer hora, inclusive existe a possibilidade de realiza-lá toda no período da noite, no escuro, isso vai depender da hora em que a janela de clima permitir a largada para a travessia. Fiquei meio assim, mas presente da mãe natureza não se olha os dentes. Vou na hora que tiver que ser, pois o que é do homem o bicho não come. Não estou em posição de escolher horários e sim aceitar o que me é ofertado. Obrigado pelos comentários que venho recebendo da família, amigos e das pessoas que amam o esporte, isso me deixa mais forte e confiante para encarar a Mancha. Levo todos comigo.


Marcelo Collet
Felipe registra todos os momentos para documentário

Foto: Joana Rizério

Diário do Canal - 13/09/2010


Estou tenso, quase dois anos de preparação e investimentos para, em uma semana a natureza decidir se você pode ou não executar seu objetivo, atravessar o Canal da Mancha. Já sabia dessa possibilidade, mas difícil de assimilar esse desfecho. E isso não é excesso de preocupação, a metereologia prevê que até quinta feira o clima não estará apto para a realização da travessia, queimando quatro dias dos sete em que posso realizar a Mancha. Andy, o piloto do barco, falou hoje as sete da noite com Igor (guia), que a situação não é nada boa, os ventos estão muito fortes chegando amanhã, terça feira ao pico 90 km/h. A tendência é diminuir até sexta feira, quando deve chegar a 22 Km/h. A travessia só pode ser realizada com ventos até 20 km/h, por isso necessita, no meu caso, de uma janela de 10 horas onde os ventos não passem dessa velocidade. Estou confiante pois acredito em minha estrela. Fiz pela manhã um treino de 35 minutos junto com Tiago Sato, o outro brasileiro e amigo que também vive o mesmo dilema meu, porém dobrado pois é o segundo nadador da semana. A tarde voltamos para treinar no mar, porém o mar agitado e com muito vento impossibilitou a realização do treino. Mais um dia se passa e aguardo confiante por dias melhores.


Marcelo Collet
Eu e Tiago Sato treinando pela manhã

Foto: Henry Macario

Diário do Canal vol.4 - IPC Swimming World Championships Eindhoven

Collet participa em agosto do mundial de natação em Eindhoven, Holanda.

Diário do Canal - 12/09/2010

Acordei num dia lindo, céu azul, pouco vento e mar liso. Treinei por meia hora, bem solto, concentrado e visualizando o que estava por vir. A rotina do dia já foi de preparação para organizar toda a logística da travessia que estava prevista para a madrugada de segunda feira. Murilo e Igor foram comprar o channel greese       ( substância que passamos no corpo, similar a uma graxa que ajuda a manter o calor do corpo) e depois foram no supermercado comprar os alimentos e materiais necessários para a travessia. Almoçamos numa igreja que foi revertida em um restaurante, algo inusitado para mim, voltei para o hotel e dormi até as sete horas da noite, já prevendo o descanso para acordar as duas e meia da manhã para ir nadar a Mancha. Como conbinado, Igor ligou as sete da noite para o piloto do barco, chamado Andy King que juntamente com a guarda costeira diriam a possibilidade da realização da travessia no dia 13, nove horas antes da largada. A resposta foi tudo que eu pensava que não ia acontecer, a travessia foi adiada devido ao condições metereológicas que previam ventos de até 80 Km por hora. Fiquei surpreso e mais assustado ainda por saber que até quinta feira, dia 16 não haverá clima bom para a realização da travessia. Coisas do Canal, clima da água para o vinho, respeito a natureza e me curvo a seus caprichos, pois aqui quem manda é ela. Sigo nos treinos aguardando o chamado do Canal.

Marcelo Collet
Igor de Souza, Marcelo Collet e Murilo Barreto