..

E agora?

O grande treino em Brasília foi cumprido em condições perfeitas - 40km em impressionantes 12h e 40 segundos, quase exatamente o tempo planejado. Agora, Collet está treinando no Rio de Janeiro com o técnico Murilo Barreto. Eles se preparam para o campeonato mundial do Comitê Internacional de Natação Paraolímpica (IPC), entre 15 e 21 de agosto, que praticamente emenda com a data da travessia.

O tempo passa ligeiro quando se tem muito o que fazer, e Collet tem bastante. A tarefa mais óbvia é a intensidade de treinos. A segunda, o treino em água gelada, motivo pelo qual ele circulou o Lago Paranoá em Brasília e seguiu para o Rio de Janeiro. Collet precisa engordar também: quanto mais gordura, menos frio ele vai sentir.

Sports 4 responde questões interessantes sobre natação em águas geladas aqui :



Mas como então nadar em uma água tão fria?


Treinando... Assim como treinamos para terminar ou melhorar a performance em uma travessia, você também treina para suportar temperaturas baixas na água. Deve-se praticar em água fria. No começo, nadar uma vez por semana de 10 a 20 minutos e ir aumentando gradativamente a frequência e o tempo de permanência na água. Não é necessário treinar todos os dias em água fria, apenas o suficiente para evitar o choque ao encarar temperaturas baixas. Sempre que for nadar em águas frias deve-se entrar aos poucos na água. Primeiro coloque os pés e mãos, em seguida molhe o rosto, o peito, e os rins e só depois mergulhe.

Em uma prova com água fria, procure nadar um pouco antes da largada, para aquecer a musculatura e sentir melhor a água. Se não tiver oportunidade de fazer um "molha corpo" antes da prova, inicie a prova em um ritmo mais lento e aumente gradativamente. Muitos atletas acham que devem iniciar a prova forte para esquentar o corpo, o efeito é o contrário, devido à baixa temperatura da água a tendência da musculatura é enrijecer, obrigando o atleta a nadar mais lento e conseqüentemente a sentir mais frio. É recomendado o uso de vaselina e/ou lanolina para reter a temperatura do corpo, normalmente se passa embaixo dos braços e entre as pernas para evitar o atrito. Para combater o frio costuma-se colocar no peito e na região dos rins. Outra recomendação é o uso da touca, pois perdemos mais de 60% da temperatura do corpo pelas extremidades.

Em água fria não é recomendado bater muito a perna, pois os membros inferiores não tem um acumulo de gordura tão grande (a gordura é um isolante térmico natural), e a tendência é a contração dessa musculatura, gerando cãibras e fadiga. Outra dica para suportar o frio é a mentalização. Quando os técnicos dizem que frio é psicológico, no fundo, é uma verdade, com exercícios de mentalização você pode suportar temperaturas baixas de água. Após este ano, a Universidade de Quebec iniciou uma pesquisa com vários nadadores, para tentar entender como conseguiam nadar com uma temperatura baixa, pois os livros de medicina estipulam que o ser humano não sobrevive a uma temperatura interna abaixo dos 30°C. O principal fato foi que, todos os atletas analisados haviam mentalizado o frio que iriam enfrentar e objetivaram terminar a prova.
                                  Desafio 12 horas - Ponte JK - 8 km 

(Treino realizado no lago Paranoá,  da meia noite ao meio dia, como preparação para a Travessia do Canal da Mancha, num percurso de 40 Km) 
E O DIA NASCEU FELIZ ! Obrigado o apoio de todos, a travessia foi bem sucedida, água a 20ºC, seis horas nadando no escuro, frio e vento, vivi alguns momentos de limite, que me tornaram mais forte após esse desafio. O dia clareou, faltavam seis horas de travessia, o corpo respondeu dando seguimento a um ritmo que me levou a completar os 40km em 12 horas e 39 segundos. Levantei para vertical parecendo um bezerro quando acaba de nascer; com as pernas bambas, mas com a certeza de ter vivido uma experiência importante que vai me fortalecer para o Canal da Mancha, que vai ser uma pedreira. A sensação que tenho agora, é como se eu fosse atropelado por um caminhão, estou quebrado mas muito feliz. Valeu a força e acompanhem de perto www.marcelocollet.blogspot.com Abraço a todos

Marcelo Collet