..
Diário do Canal - 11/09/2010

Mar agitado e muito vento ilustraram mais um dia de treinos pré desafio aqui no Canal. O treino pela manhã foi de uma hora e meia, já num período chamado de polimento, onde o volume de treino diminui para manutenção da forma física. A tarde nadei por meia hora, um tira gosto gelado para o final de tarde. Hoje o acontecimento do dia foi a chegada de Igor de Souza, meu guia e a pessoa  mais experiente sobre o Canal, que forma a equipe que vai me conduzir a França. Tivemos um jantar onde conversamos sobre toda a travessia, como vai ser, a alimentação, as dificuldades que vou enfrentar durante a prova, o percurso e principalmente as regras de segurança que serão realizadas para minha segurança e integridade física. Fiquei ancioso e com um frio na barriga para a travessia que já está na minha cara. Amanhã saberemos o provável dia em que vou nadar, se for na segunda, já sei que vou largar as 4 da manhã. Estou pronto para me entregar de corpo e alma ao maior desafio de minha vida até hoje, o coração bate mais forte!

Marcelo Collet
Vista de dentro do mar, com Murilo e Felipe na praia
Diário do Canal - 10/09/2010


Da água para o vinho. Ontem que foi um dia de sol e céu azul se reverteu em um dia cinza e nublado de hoje, confirmando a mudança rápida de clima que ocorre nessa região, que deixa nadadores que vão enfrentar o canal temerosos. Hoje pela manhã olhei pela janela que fica de frente para praia de pedrinhas onde treino todo dia e constatei o que me esperava, um mar agitado com muito vento. Desci para o café, comi o velho sucrilhos sem açúcar, quatro fatias de pão de forma, três com manteiga e um com nutella, tomei um suco de laranja e uma hora depois fui para o treino. Vou para praia de bermuda e camiseta já para ir me acostumando com o frio que me espera enquanto Murilo, meu técnico, vai todo encapotado reclamando do frio. Nadei por duas horas e meia em um mar que mais parecia uma lavadora, o mais revolto que peguei desde que cheguei aqui, a extensão da praia é de uns 600 metros e fico indo e voltando com Murilo me seguindo pela praia. O vento que bate nas costas e no braço traz uma sensação térmica mais baixa, mas nadei pensando no que Arapiraca sempre diz no treino " é melhor chorar no treino do que chorar na competição" e assim vou ludibriando minha cabeça em momentos em que o frio tenta ser o centro das atenções. No resto do dia descansei e voltei a tarde para mais meia hora de natação. Hoje chegou Felipe Kowalczuk que está gravando o documentário comigo, que mostra minha trajetória até o Canal, amanhã chega Igor de Souza que vai ser meu guia no Canal e que foi o atleta brasileiro mais bem sucedido nessa travessia. A equipe está quase formada para juntos lutarmos por um mesmo propósito, chegar a França; que assim seja.


Marcelo Collet 

Mar que mais parecia máquina de lavar roupa
Diário do Canal - 9/09/2010


Hoje recebi uma notícia boa, agora sou o 1º nadador do meu barco e da minha semana, o atleta que tinha essa vaga desistiu do desafio. Cada barco pode ter 4 nadadores por semana, cada um nada em dias diferentes. Existe uma ordem de prioridade, eu era o 2º antes dessa desistência. O 1º sempre tem mais chance de nadar, pois o primeiro dia que abrir uma janela de clima bom para a realização do desafio esse leva prioridade e assim sucessivamente. Se só no último dia da semana fizer tempo bom, só o 1º nadador nada e os outros ficam a ver navios e com o prejuízo no bolso. Isso me deixou mais confiante, pois aumentam ainda mais as chances de eu poder realizar meu objetivo. Para vocês terem uma idéia, Tiago Sato, outro brasileiro que ia realizar a travessia em agosto desse ano, era o 1º nadador de seu barco e da semana, ficou sem nadar pois não fez clima bom em nenhum dia da semana. Porém ele conseguiu uma vaga na mesma semana em que vou nadar, a última da temporada desse ano, como 3º nadador, agora com essa desistência pulou para 2º. Além dessa surpresa e com a possibilidade de nadar nessa segunda dia 13, segui minha rotina de treinos, pela manhã nadei por duas horas em um dia ensolarado, primeiro desde que cheguei aqui e a tarde voltei a praia de pedrinhas para nadar por mais uma hora. Faltam poucos dias e a ansiedade aumenta. Que venha o Canal pois a mancha já esta debaixo do braço!


Marcelo Collet






Mancha que vovó Cândida descobriu em meu primeiro banho

Diário do Canal - 8/09/2010


Dizem que frio é pscicológico! Todos os dias procuro o sentido dessa frase. A cada dia que passa, aumento o tempo de permanência no mar, hoje nadei 1 hora pela manhã com chuva e 1 hora e meia a tarde, em ambos os treinos o mar estava liso e com 16 graus de temperatura. Cada vez mais ganho confiança e aprendo a lidar com o desconforto da água gelada. Pela tarde nadei com a música de Tiêta (Luiz Caldas) em minha cabeça, tudo isso por sentir mais frio nas costelas ao nadar, vocês nem imaginam o que se passa nessa cabecinha. Tenho me alimentado bem, comendo muita massa e dando no chocolate, quanto maior a capa de gordura, melhor, difícil vai ser perder depois. 


Marcelo Collet

Música Tiêta


" Tiêta não foi feita
Da costela de Adão
É mulher diabo
Minha própria tentação
Tiêta é a serpente
Que encantava o paraíso
Ela veio ao mundo
Prá virar nosso juízo..."

( Luiz Caldas )

Diário do Canal – 7/09/2010

Hoje, segundo dia de treino no Canal da Mancha tive a certeza da rápida mudança de clima que acontece aqui na Inglaterra, pela manhã o mar estava agitado e com muitas ondas ao contrário da tarde onde peguei um mar liso e com pouco vento,  ambos os treinos a temperatura da água foi de 16 graus. Peculiaridade dessa travessia; não sabemos ao certo o dia em que vamos  atravessar o Canal, esperamos por janelas de tempo bom, ou seja o nadador aguarda um período onde não tenha ventos e o clima esteja favorável, tudo isso na semana em que as correntes estão viáveis  para a realização da travessia, que ocorre em duas semanas a cada mês, no meu caso de 13 a 20 de setembro.  Ou seja, se não fizer tempo bom na minha semana, só vou poder fazer a travessia no ano que vem, pois o Canal da Mancha só pode ser feito no mês de julho, agosto e setembro. Estou otimista e sigo meus treinos ao lado de meu técnico Murilo Barreto que vem me preparando para o grande dia.

Marcelo Collet


Eu e Murilo Barreto após o treino da manhã

"Picollet" saindo de seu primeiro treino no Canal da Mancha


Diário de bordo – 6/09/2010


Em fim chegamos na Inglaterra, o sonho começa a ganhar forma, viagem longa, 11 horas de vôo e mais 2 horas entre metrô e trem até Folkestone, cidade vizinha a Dover, de onde larga a travessia. Estamos no período de aclimatação por conta a água gelada assim como ao fuso horário. Cidade calma onde os atletas que realizam o Canal encontram tranqüilidade e uma praia boa para realizar os treinos. Chegamos ontem a noite, eu e Murilo, meu técnico inseparável, jantamos uma pizza e dormimos. Hoje fiz o meu primeiro treino no mar,  a praia em vez de areia é toda de pedrinhas, que choque terrível ao entrar na água, 16º celsius, a respiração ficou difícil, a cabeça gelou, passou várias coisas em minha cabeça. Comecei a nadar e o corpo foi se acostumando com a água gelada, um susto que logo passou com as primeiras braçadas. O mar estava repicado e com ondas devido ao vento. Não vai ser fácil, eu sei, mas agora tenho noção do que vou enfrentar, a ficha caiu! Agora é encarar de frente, comer muita massa, tentar ganhar uma gordurinha e esperar o dia chegar.


Marcelo Collet


Praia de Folkestone, 1º treino no Canal da Mancha