..
Diário de La Loma 01
por Collet
11/03/2012

Chegamos ao México no último sábado, dia 3, uma equipe composta por 7 atletas,  um técnico e uma fisioterapeuta. Na bagagem, a esperança de bons treinos e um aproveitamento desse que é um centro de referência e  excelência para treinamentos em altitude.  La Loma é um amplo complexo esportivo instalado em uma área de 125 mil m2 e planejado para servir a atletas de diversas modalidades, como, natação, atletismo, triathlon, taekwondo  entre outras atividades esportivas. O local já recebeu campeões olímpicos e paraolímpicos como Cesar Cielo, Maurren Magi, Daniel Dias, além de feras como Michael Phelps. Vamos permanecer por 21 dias em San Luis Potosi, cidade que abriga o centro e fica a 1900 metros acima do nível do mar. Uma permanência adequada na altitude, desenvolve uma série de alterações fisiológicas, que visam um melhor transporte de oxigênio. Buscando aprimorar a entrada de oxigênio aos tecidos, muitos atletas de elite usam do treinamento na altitude para aperfeiçoarem a preparação física e melhorarem o desempenho ao nível do mar.
Estamos alojados em um condomínio que fica ao lado do centro, um apartamento amplo que possui 3 quartos, cozinha, banheiro, varanda, área de serviço para lavar roupas, internet; tudo para nos deixar a vontade e aptos a nos dedicarmos exclusivamente aos treinos. Os três primeiros dias de atividades foram mais leves visando uma adaptação. O corpo sente muito e por diversas vezes o cansaço e a falta de ar tornam o treino um pouco mais difícil. Essa é a minha segunda vez em La Loma, a primeira, foi meses antes de disputar as Paraolímpiadas de Pequim. Sei como esse sacrifício é valido diante aos resultados obtidos. Estamos fazendo dois treinos diários em uma piscina olímpica coberta,  além da parte física, que é realizada em uma moderna sala de musculação.  Todo começo de semana realizamos exames laboratoriais dentro do próprio centro, para o acompanhamento da evolução do quadro de cada atleta, vendo as condições de cada um e comparando os sucessivamente. Fizemos o primeiro na última segunda feira, e o fisiologista da seleção paraolímpica de natação, Paulo Adriano juntamente com o nutricionista Daniel Cady  avaliaram para ver se estamos dentro do padrão, o que foi confirmado por ambos. Nossa alimentação é realizada no próprio centro, almoçamos e jantamos por lá, somente o café da manhã e os lanches da tarde realizamos em casa, uma comida padrão que basicamente nos deixam satisfeitos. Espero dizer isso até os últimos dias. Ufa, chegamos ao fim de semana, nosso último treino foi as 3 horas da tarde de sábado, um treino forte que deixou todos de perna bamba, fomos ao shopping a noite, onde nos distraímos um pouco vendo as lojas, os mexicanos e comendo algo diferente da rotina, depois de uma semana sem doce, pude apreciar um sorvetinho de chocolate.  Hoje, domingo, estou aqui, retomando meu querido diário, um pouco mais longo do que o normal devido as apresentações de onde será nossa casa durante as próximas duas semanas com uma turma formada por mim, Susana Schnarndorf, Caio Amorim, Edênia Garcia, Matheus Silva, Phelipe Andrews, João Pereira além do técnico Murilo Barreto e da fisioterapeuta Renata Bezerra. Gostaria de agradecer aos meus patrocinadores Instituto Superar, Radix, ao meu técnico Murilo, a minha querida família que contribuíram para a minha presença aqui em busca de mais um objetivo; Londres 2012. Construir sonhos individualmente seria impossível!

Marcelo Collet


                           Piscina olímpica de La Loma 

4 comentários:

Eliana* disse...

Olá, Marcelo! :) Tudo bem com vocês? Desejo muita força para todos, viu? A força que move nossas vontades está dentro de nossos corações! Vocês têm coragem, foco e determinação de sobra! - Energias que aquecem e fazem arder na alma, a vontade de conquistar degraus cada vez mais altos! Parabéns à todos vocês! :) Só vocês próprios para saberem o sacrifício e a superação de cada dia!
Um fortissíssimo abraço à todos e bons treinos! Que a alegria esteja sempre com vocês! ;)

BLOG OFICIAL MARCELO COLLET disse...

Obrigado Eliana, muito bom escutar esse apoio. Tudo de bom, boas braçadas e fique com Deus!

Rafaela Zugaib disse...

Força, determinação, garra vocês têm de sobra!! Agora treinar e fazer bonito! Na torcida sempre! Sucesso.

BLOG OFICIAL MARCELO COLLET disse...

Valeu Rafaela,
Obrigado pelo carinho, vamos com tudo, grande beijo
Marcelo Collet